Base Legal

Foram considerados, na proposição do presente Projeto Político-Pedagógico:

  • os princípios de flexibilização da Universidade, conforme estabelecem a Resolução Complementar 01/98 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e seu anexo, de 10/12/1998, bem como o documento Diretrizes para os Currículos de Graduação da UFMG, aprovado pelo CEPE em 19/04/2001;

  • diretrizes do MEC/CNE /CES, para o ensino de Engenharia no Brasil, aprovadas em 11/03/2002, e a Resolução 2 de 18/06/2007 do MEC/CNE/CES sobre carga horária mínima e integralização de cursos;

  • Cumprimento da Resolução CONAES 01/2010, de 17 de junho de 2010 e da Resolução 15/2011 do CEPE, com o estabelecimento de um Núcleo Docente Estruturante – NDE;

  • abordagem dos conteúdos de Libras, relações étnico-raciais, educação ambiental, direitos humanos e promoção de acessibilidade conforme Decreto 5626 de 22/12/2005, Resolução CNE/CP 01 de 17/06/2004, Decreto 4281 de 25/06/2002, Resolução CNE/CP 01 de 30/05/2012 e Decreto 5296 de 02/12/2004.

  • requisitos de definição de currículos estabelecidos à época do projeto REUNI, como a inclusão de uma carga de Formação Livre a possibilidade de cursar uma Formação Complementar Aberta.

Conteúdos de relações étnico-raciais, educação ambiental e direitos humanos são contemplados pelas ementas das disciplinas obrigatórias:

  • Introdução à Engenharia de Controle e Automação (1o. período): entre outros tópicos, aborda os efeitos sociais e ambientais da automação, questões étnico-raciais e de direitos humanos no exercício da profissão, os desafios da inclusão e dos direitos humanos a condições de trabalho melhores e mais seguras e as possibilidades de contribuição da profissão para este fim.

  • Gestão de Projetos em Controle e Automação (8o. período no diurno e 10o. período no noturno): que aborda, entre outros aspectos, Fundamentos da gestão de projetos: histórico e conceitos básicos. PMBOK (ProjectManagementBodyofKnowledge): os cinco grupos de processos de projetos e as nove áreas de conhecimento, analisando questões étnico- raciais e de direitos humanos envolvidas nas áreas de Recursos Humanos e de Comunicações. Elaboração de Proposta de Projeto de Final de Curso, considerando possíveis impactos ambientais e socioeconômicos.

  • Projeto Final de Curso I (9o. período no diurno e 11o. período no noturno): envolve a elaboração de um projeto completo de engenharia, envolvendo as etapas de estudo do problema, concepção, simulação e implementação. Análise de possíveis impactos ambientais, socioeconômicos e de direitos humanos envolvidos. Elaboração e apresentação de documentação técnica preliminar.

  • Proteção Ambiental(9o. período no diurno e 8o. período no noturno): que aborda Ecologia: princípios, recursos naturais, poluição das águas, do ar e do solo. Legislação ambiental. Ecodesenvolvimento.

  • Estágio Supervisionado em Engenharia de Controle e Automação(10o. período no diurno e 12o. período no noturno): que aborda Ecologia: Atividades de treinamento, supervisionadas por um docente do Curso, na área de atuação profissional do engenheiro de controle e automação. Análise de impactos ambientais, socioeconômicos e de direitos humanos nos projetos e obras das quais participa.

Estes conteúdos são, também, contemplados pelas disciplinas optativas:

  • Domótica: que entre outros conteúdos de automação residencial e predial aborda a Domótica para inclusão de idosos e de pessoas debilitadas ou com deficiência.

  • Torneio- Conceitos Fundamentais em Controle e Automação: atividade com conteúdo variável, para desenvolver habilidades próprias do Engenheiro de Controle e Automação no desempenho rotineiro de suas funções, notadamente, para encontrar soluções para diferentes problemas que lhe são apresentados no dia-a-dia. Eventualmente o problema proposto é, p. ex., para inclusão de deficientes. Análise de possíveis impactos ambientais, socioeconômicos e de direitos humanos.

  • Seminários de Ética e Legislação Profissional: a profissão de engenheiro como responsabilidade social. Ética e profissão. Direitos e deveres do engenheiro no exercício de sua profissão. Questões de direitos humanos e étnico-raciais. Problemas específicos.

  • Disciplinas optativas direcionadas da área de humanidades também abordam estas questões em diferentes perspectivas, como Comunicação e movimentos sociais, Tecnologia e sociedade, Introdução à Filosofia: Ética, Introdução à História da Cultura e Modernidade e Mudança Social, por exemplo.

Além disso, os estudantes são motivados a participarem de diversas iniciativas de Projetos Sociais da Escola de Engenharia, como o Engenharia Solidária, o Projeto Incluir e o cursinho Equalizar e ações de extensão, como o CIPMOI (Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial) e o Engenharia na Escola, que leva experimentos e palestras interativas a escolas públicas.