Iniciativas
As iniciativas e projetos de extensão disponibilizados para os alunos de graduação em Engenharia Elétrica são equipes e projetos através dos quais os alunos conseguem ter uma experiência extra-classe e aplicar na prática conteúdos aprendidos nas salas de aula. Além disso, existem uma grande diversidade de equipes que possibilita a integração da maior parte dos alunos que desejam uma experiência inovadora. No menu abaixo estão listadas as atuais iniciativas ofertadas para os alunos de Engenharia Elétrica.
“Empoderar pessoas, por meio da vivência empresarial, tornando-as protagonistas no progresso do Brasil”, essa é a nossa missão.
A CPEJr. (Consultoria e Projetos Elétricos Júnior) é a empresa júnior dos cursos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação e Sistemas da UFMG. Contamos com uma equipe jovem e criativa formada por alunos com a qualidade de um dos melhores ensinos em engenharia do país. Oferecemos serviços nas áreas de Eletrônica, Projetos Elétricos e Tecnologia da Informação. Além disso, a CPE conta com ferramentas de gestão empresarial que proporcionam, tanto ao ambiente interno, quanto ao cliente, maior rapidez, dinamismo e qualidade na entrega do serviço ou do produto final.
O Baja UFMG é uma equipe de competição fundada em 1997 e tem como propósito construir um veículo off-road monoposto que vença qualquer terreno e suporte qualquer condição climática. O projeto é validado em competições organizadas pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), que ocorrem anualmente em três edições: Regional, Nacional e Internacional. A equipe conta com integrantes de Engenharia aeroespacial, de produção, de controle e automação, elétrica e mecânica.
Fundada em 2008 por alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, constituímos a equipe Fórmula SAE UFMG. Participamos anualmente da competição Fórmula SAE Brasil, organizada pela SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) Brasil. Nossa missão é projetar, fabricar e testar um carro de alto desempenho, proporcionando aos nossos integrantes condições necessárias para a aplicação prática dos conhecimentos obtidos durante a graduação, representando a UFMG e o estado de Minas Gerais nas competições Fórmula SAE. O evento desafia então os estudantes de engenharia a projetar um veículo tipo fórmula que, durante três dias, cerca de 40 carros passam por provas estáticas e dinâmicas que avaliam tanto o projeto quanto o protótipo. Dessa forma, vence a competição o melhor projeto de engenharia.
Na temporada de 2017, conquistamos . Para a competição de 2018, a equipe está desenvolvendo projetos para aprimorar os diversos subsistemas que integram o carro com o intuito de alcançar o pódio e, assim, a classificação para as competições internacionais.
Nossa equipe é formada por sonhos. O sonho de construir um carro com as próprias mãos. O sonho de ganhar um Campeonato Nacional de Fórmula SAE. E sonho de nos tornarmos profissionais com experiência diferenciada no mercado.
A TESLA é uma Equipe de Competição da UFMG que desenvolve veículo elétrico para competição SAE. Além do aprendizado, o projeto pretende demonstrar à sociedade e ao governo nacional que o desenvolvimento tecnológico na área de veículos elétricos é suficiente para que o Brasil fomente a categoria com o investimento necessário, como é feito no exterior.
Fundado em 2006, o Milhagem UFMG é um projeto de ensino que visa formar uma equipe capaz de projetar, construir e pilotar protótipos automotivos veiculares de alta eficiência energética, ou seja, que sejam capazes de percorrer a maior distância possível consumindo o mínimo de energia. Atualmente, a equipe possui 2 protótipos em desenvolvimento: um a bateria elétrica e outro a gasolina. Os protótipos concorrem anualmente na Shell Eco-Marathon, uma competição de eficiência energética promovida pela Shell.
Fundado em 2003 por alunos dos primeiros períodos do curso de Engenharia de Controle e Automação, porém devido a dificuldades financeiras e pessoais ficou inativo durante os anos de 2007 e 2008. Após a Escola de Engenharia se transferir para o Campus Pampulha o GECA foi reaberto, novamente por alunos na fase inicial do curso. Atualmente encontra-se ativo e localiza-se na sala T032. Como instituição representativa dos estudantes o GECA tem como principal objetivo representar a opinião do corpo discente perante o Colegiado, os Departamentos e a EEUFMG. Entretanto o Grêmio também deve promover a integração entre os alunos de Engenharia de Controle e Automação e criar vínculos entre estes e a Escola. Atualmente o GECA está estruturado em: Presidência, Vice-Presidência, Secretaria, Diretoria de Eventos, Diretoria de Esportes, Diretoria de Marketing, Diretoria de Patrimônio e Diretoria Acadêmica. O mandato tem a duração de 1 ano. É importante ressaltar, que não somente a chapa constitui o GECA, todos os alunos matriculados no curso de Engenharia de Controle e Automação são parte integrante do Grêmio.
A Engenharia Solidária é uma associação, sem fins lucrativos, formada por estudantes da Escola de Engenharia da UFMG. O principal objetivo da organização é promover movimentos e projetos sociais a fim de humanizar a EEUFMG e impactar positivamente a sociedade por meio de ações que mobilizem a comunidade acadêmica.
A Autobotz UFMG é uma equipe de competição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), focada nas áreas de Mecatrônica, Robótica e Controle. Tem como objetivo desenvolver novas técnicas e aplicações no campo da robótica por meio de artigos e participações de competições, como a Competição Latino-Americana de Robótica, de forma a impulsionar o meio científico brasileiro.